Robotização de cabina de pintura a pó

 

 

A SINDURA foi convocada por um conceituado fabricante de aros, para solucionar um problema com a elevada rejeição de peças lacadas. Anterior á nova solução implementada, o cliente pintava os aros, dispostos sobre um rack com 2 posições e 8 layers de peças, a aplicação era com 2 reciprocadores automáticos e com 5 pistolas por reciprocador, num total de 10. A aplicação pouco uniforme, distribuía uma camada de pó com elevada micragem nos aros mais chegados ás pistolas e os aros centrais ficavam com défice de pó. Por muito controle que se fizesse sobre as pistolas electroestáticas, era impossível manter uma uniformidade sobre todas as peças contidas no rack!

A SINDURA, com basta experiencia em processos robotizados e em aplicação de revestimentos, implementou uma solução com recurso a dois robots antropomórficos, da marca KUKA e 2 pistolas com bico angular. Os reciprocadores foram retirados, assim como as pistolas atuais, também foi necessário alterar a cabina atual para alocar os robots.

Após programação, afinações e elaboração de interface intuitivo para os operadores, a SINDURA obteve o resultado pretendido, uniformidade na camada de tinta em todas as peças, 60µ (±5)! Além da camada uniforme, o consumo de pó reduziu para menos de metade! O interface entre a nova solução e a central de pó da WAGNER, permitiu aos operadores uma gestão simples e intuitiva, com a possibilidade de trocas rápidas de cor e alternar entre receitas, dependente da tipologia de peças!

 
IMG_7385.jpg
IMG_7387.jpg
IMG_7379.jpg